Estatuto Editorial

O Olhar Brasileiro – Portugal é um informativo mensal que tem como principal objetivo auxiliar a integração da comunidade brasileira na sociedade portuguesa através de informação verídica, rigorosa e imparcial.

O Olhar Brasileiro pauta-se pelos valores da democracia, da liberdade, da interculturalidade e do pluralismo.

O Olhar Brasileiro defende uma sociedade inclusiva, livre, aberta, com instituições respeitadoras da lei e dos direitos individuais.

O Olhar Brasileiro é rigorosamente independente de partidos políticos, organizações económicas e instituições religiosas.

O Olhar Brasileiro não elabora conteúdo com base em press releases nem em informações oriundas, direta ou indiretamente, de agências de comunicação.

O Olhar Brasileiro não permite quaisquer referências a raça, cor, orientação sexual ou qualquer doença ou incapacidade física ou mental de um indivíduo, exceto em casos em que essa identificação seja um elemento essencial e constitutivo da própria informação.

O Olhar Brasileiro é totalmente contrário a qualquer tipo de preconceito que possa ferir a dignidade da pessoa humana.

O Olhar Brasileiro garante aos seus profissionais e colaboradores o pleno respeito pelos princípios éticos da Imprensa, e a plena liberdade de expressão e informação desde que a mesma não conflite com os princípios supracitados.

Devido à característica integradora e democrática do informativo, todos os colaboradores têm liberdade de escrever na variante do Português que achar mais conveniente. Entretanto, o Português de Portugal terá sempre preferência quando não houver uma manifestação explícita por parte do autor do texto.