Val de Poldros, a aldeia de montanha de um homem só

Foi exatamente essa chamada que despertou-nos a atenção. Como é possível alguém viver sozinho em uma montanha?

Pois sim… em Val de Poldros, uma povoação abandonada no Concelho de Monção, é possível conhecer o Sr. Fernando Gonçalves, o famoso dono de um restaurante no meio do nada e único morador da aldeia. Mas embora a
ideia do restaurante tenha surgido, até mesmo para controlar a solidão, hoje o estabelecimento é muito procurado, principalmente por turistas estrangeiros. Creio que assim como eu, há muitos viajantes que gostam de
fugir da rota dos turistas.

Embora a história sobre a excêntrica aldeia aguçe a curiosidades dos amantes de viagens, a visita é super recomendada para os amantes da natureza. Linda e acessível, a aldeia nos remete ao cenário dos “hobbits”, em Senhor dos Anéis. Com as suas cardenhas, perfeitamente conservadas, essas casinhas rudimentares de tetos baixos são um convite a imaginação. A aldeia fica a 1.200 metros de altitude, com uma vista imponente da serra da Peneda. O passeio é válido do início ao fim. A estrada é encantadora, com a possibilidade de experimentar um autêntico Alvarinho, uma casta nobre de vinho verde branco. Como o lugar é deserto, os animais regionais circulam livremente por ali e confesso que isso me gerou um pouquinho de ansiedade. Na verdade, morri de medo de um touro correr atrás de nós.

Este é apenas um dos exemplos das aldeias do Alto Minho. São cerca de dez povoados de montanha, apenas habitados durante os meses de verão para aproveitar os viçosos pastos. Recomendo o passeio, pois é possível ir e voltar no mesmo dia a partir de Braga.

Para saber mais e conhecer em vídeo essa maravilha, assista o vídeo no canal do Youtube https://www.youtube.com/olharbrasileirofmf.

Se quiser fazer esse passeio conosco, contacte: viajar@ficoumaisfacil.com.br

Conheça um pouco mais da nossa vida de viajante em www.ficoumaisfacil.com.br/viajar.

Mais dicas no instagram @ficoumaisfacilviajar e no facebook:
www.facebook.com/ficoumaisfacilviajar

Alexandra Gomide
@ficoumaisfacilviajar

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *