Chegamos com êxito à nossa quarta edição. Uma ousada e pioneira iniciativa que gera oportunidades para uma melhor inserção da comunidade brasileira em Portugal. Quantos desafios superados, aprendizagens e conquistas nesse percurso. Quero, mais uma vez, agradecer a toda equipa que se dedica a fazer deste instrumento de informação um material sério, ético, útil, alegre e imparcial. Agradeço também aos parceiros e a si caro leitor, que nos têm acompanhando mensalmente tão ativamente, dando-nos “feedback”. Muito importante esse retorno dos nossos leitores brasileiros e portugueses. Vocês são a razão deste projeto.
Mais uma vez dou destaque às ações contínuas da Associação UAI – União, Apoio e Integração. O relevante trabalho desenvolvido para promover de forma consistente e profissional a integração da comunidade luso-brasileira é fundamental para o emigrante. Seja nas atividades de apoio e convívio na sua sede, nas formações feitas em parceria com intituições portuguesas, nos passeios, nos encontros ou nos eventos, a UAI sempre preza pela boa relação entre os povos. O OLHAR BRASILEIRO apoia a integração e a UAI nas suas acções, por acreditar sempre que juntos somos muito mais fortes. Um projeto de investigação da Universidade do Minho que se concretizou e que hoje conta com o apoio de voluntários mestres e doutores, alunos da universidade, que fazem da Associação um grande laboratório para as suas pesquisas. Deixo, aqui, o meu orgulho nestas palavras.
Para reforçar essa integração, a edição deste mês traz-nos assuntos pertinentes e de interesse à comunidade luso-brasileira: negócios, mercado de trabalho, direitos e deveres, comportamento, saúde, turismo, entretenimento, eventos, moda e uma deliciosa entrevista com a Rainha do Sertanejo, a brasileira Roberta Miranda. Todo o jornal é pensado e desenvolvido por brasileiros e portugueses, numa integração profissional harmoniosa. Se tem familiares ou amigos que tenham interesse nesses assuntos, apresentem-lhes esta edição ou indiquem a versão online em www.jornal.olharbrasileiro.pt, para aqueles que vivem noutras regiões. Ressalto que o jornal é constituído, na sua maioria, por informações atemporais.
Acompanhem-nos nas próximas edições mensais distribuídas no último domingo de cada mês, encartado no Diário do Minho e mandem-nos as suas sugestões para geral@olharbrasileiro.pt
Bem hajam!
Alexandra Gomide
Professora Universitária e idealizadora do Projeto OLHAR BRASILEIRO EM PORTUGAL