O inverno está a chegar! E com ele, as gripes, resfriados e indisposições. Para ajudar a manter-se saudável até a chegada da primavera, relembramos algumas dicas importantes que as doutoras Juliana Ariente e Érica Kropotoff citaram na última entrevista ao programa “Chá e Prosa” com Alexandra Gomide.
Como em todas as estações mais extremas, os maiores afetados pelos malefícios do Inverno são as crianças e os idosos. Por isso, o governo português iniciou a campanha de vacinação contra a gripe no meio de Outubro. A vacina é fortemente recomendada aos maiores de 65 anos, grávidas, doentes crónicos e imunodeprimidos com mais de seis meses de idade, sendo ministradas gratuitamente nos centros de saúde.
Fora as vacinas, o banho dos bebés também merece atenção. “Tem que ser um banho morno, por volta dos 36ºC; o ambiente tem que estar aquecido entre os 24ºC e os 26ºC; o ideal é que quando se vá pro banho, se leve tudo pro bebé. Antes do bebé entrar no banho, ligar o chuveiro e tornar o ambiente mais húmido e agradável.” Aconselha a Dra. Érica Kropotoff.
“Para as crianças alérgicas, a pele resseca muito. A orientação é que os banhos sejam rápidos, que se usem sabonetes hidratantes mais “molhinhos” e pouco sabonete.”, complementa a Dra. Juliana Ariente.
É certo que algumas dicas destinadas a grupos de risco também podem ser aproveitadas para aqueles que não se enquadram nesta lista. Proteger o corpo de lufadas de ar inesperadas é uma dica valiosa para aqueles que vivem na região do Minho.
Essas e outras dicas estão na íntegra no canal Olhar Brasileiro em Portugal.