Vacinação em Portugal

A vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade ativa para uma enfermidade específica, geralmente visando a defesa de uma população. Existem ainda vacinas específicas para determinados pacientes. Ela contém um agente que se assemelha ao microrganismo determinante da doença e é muitas vezes desenvolvido com formas atenuadas deste agente, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas. O agente desenvolvido estimula o sistema imunológico do organismo para reconhecê-lo como uma ameaça, destruí-lo e manter seu registo, de forma permanente ou temporária, para que o sistema imunológico possa reconhecer e destruir qualquer um desses microrganismos que mais tarde encontre. A vacinação é o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas. A imunidade gerada devido à vacinação é responsável pela erradicação de doenças como a varíola e pela restrição de doenças como poliomielite, sarampo e tétano em todo o mundo.

Cuidado com as Fake-News! Embora a vacinação seja cientificamente testada e comprovada, existem algumas Comunidades que, por razões políticas, religiosas, comerciais ou outras quaisquer, apresentam-se contrárias ao seu uso. Isto tem trazido graves consequências como, por exemplo, o ressurgimento de doenças que estavam erradicadas, como é o caso do reaparecimento do Sarampo. A vacinação, além da proteção pessoal, traz também benefícios para toda a comunidade, pois quando a maior parte da população está vacinada, interrompe-se a transmissão da doença.

O PNV- Programa Nacional de Vacinação Português é da responsabilidade do Ministério da Saúde e integra as vacinas consideradas mais importantes para defender a saúde da população portuguesa. Elas podem ser alteradas de um ano para o outro, em função da adaptação do programa às necessidades da população.

A vacinação deve ser realizada no seu Centro de Saúde com a Supervisão do seu Médico de Família e da sua Enfermeira de Família. Deve manter em dia a Cartela de Vacinação da sua família, onde constem todas as vacinas realizadas no Brasil e para assim poder matricular os seus filhos no Colégio. As vacinas que fazem parte do PNV são gratuitas. As crianças são as principais destinatárias, mas os programas também abrangem os adultos e idosos. Pode vacinar-se nos centros de saúde, hospitais e outros serviços de saúde devidamente autorizados, As crianças devem ser vacinadas assim que nascem (recém-nascidos). Se a criança não iniciou a vacinação durante o primeiro ano de vida, dirija-se o mais cedo possível a um centro de saúde. Nunca é tarde demais para se vacinar e aos seus filhos. A vacina contra a gripe é frequentemente recomendada para as pessoas que integram grupos da população mais vulneráveis ou de maior risco, como os idosos ou os portadores de doenças debilitantes. Existem ainda outras vacinas, especialmente recomendadas para viajantes e que são prescritas no âmbito da Consulta do Viajante. Portanto, antes de viajar marque uma Consulta de Saúde especificando o local para onde vai. Se for viajar para países da África Central e América do Sul deverá vacinar-se contra a febre-amarela, pelo menos 10 dias antes de partir.

Prof. Dr. Miguel Baez

Conferencista Internacional

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *