O Natal é uma época de magia, as crianças ficam encantadas e os adultos cantarolando. Toda a família se diverte.
Ao mesmo tempo que as árvores se vão despindo da coloração do outono e os galhos se esvaziam, as ruas ganham vida com luzes e árvores de Natal coloridas.
São as mais diversas decorações, deixando a imaginação voar longe. Personagens aparecem, elfos fazem parte da magia e, claro, o Pai Natal começa a aparecer nas lojas.
Viajar nesta época do ano é conhecer um Portugal diferente de tudo o que pode ver. A cada ano os sítios se reinventam.
Essa pode então ser a melhor época para fazer uma viagem e correr atrás do espírito natalício espalhado por Portugal para conhecer algo único!
Vou contar-lhes alguns destes sítios que não se podem deixar de visitar.
Começo por falar do maior parque temático de Natal do país: Perlim! No ano passado foi deixada uma sementinha que brotou estes dias perto da Quinta do Castelo, trazendo toda a magia e fantasia. Santa Maria da Feira dá lugar aos habitantes de Perlim, com muitos shows, atrações e personagens que passeiam juntamente com os visitantes. É algo do outro mundo. As crianças não se contêm e os adultos se encantam.
Até é possível encontrar-se com o próprio Pai Natal, e, se em Santa Maria da Feira não neva, os habitantes de Perlim fazem logo a sua magia e tudo pode acontecer.
Outro sítio que não pode, de maneira nenhuma ser esquecido é o Presépio Vivo de Priscos, em Braga.
São 600 figurantes que dão vida aos cenários que se espalham por 30 mil metros quadrados.
É uma verdadeira viagem ao passado, onde o Natal se eleva a outra esfera. A emoção fica latente na gruta onde se encontram Maria, José e o Menino
Jesus. Tudo é tão real que os animais também acompanham as figuras bíblicas.
É simplesmente sensacional e tanto esmero dá-lhes o título de Maior presépio Vivo da Europa.
São tantas aldeias e vilas de Natal por Portugal que podemos viajar o mês todo e mesmo assim não conseguiremos visitar tudo.
Vilas de Natal com castelos, como em Óbidos, decorações incríveis como em Sintra ou até mesmo sítios espaços “indoor” como o Porto Christimas Village, essencial para dias chuvosos.
Os hotéis também capricham nesta época para acolher hóspedes. É uma decoração mais linda que a outra. Em Lisboa, até o Harry Potter serviu como inspiração. Quase esqueci a Aldeia de Natal, na Serra da Estrela, que também chama a atenção pela sua decoração 100% sustentável.
Todos os materiais são retirados da natureza e feitos pelos moradores da aldeia. O preparo para festa deve ser uma alegria só entre os vizinhos. Já pensou em conhecer esse Natal e ainda brincar na neve da Serra da Estrela? Ahh! A Serra da Estrela é o sítio certo para visitar neste inverno.
Para saber mais sobre essa e muitas outras dicas de viagem, acesse www.crispelomundo.com.br e não deixe de conferir também as redes sociais.
Cris Stilben
@crispelomundo.