Um passeio por Portugal e suas delícias

Hoje vamos viajar além de paisagens estonteantes e verdes exuberantes! Vamos sentir e degustar os sabores da Serra da Gardunha!

Nesta altura, cheia de cores vivas e vermelhas deliciosas que comemos só com os olhos, mas ao abocanhar cada deliciosa fruta, nosso paladar sobe de patamar, e a frutinha vermelha carnuda nos enche as bocas de salivas e delícias.

Calma que eu já vou explicar! Na Serra da Gardunha, mais precisamente em Fundão, há a maior produção de cereja que se pode ver! As paisagens e as vilas são lindas. É tanta coisa para se ver, mas a esta altura tudo perde atenção para as saborosas cerejas, que de tão famosas até ganharam um festival!

O Festival da Cereja de Fundão ocorre todo ano no início de junho, não desanime se perdeu este. As cerejas e seus pomares continuam a brotar até o final de julho, começo de agosto, e fazer um passeio entre os pomares lotados destas frutinhas vermelhas. É imperdível! Agora, quem sabe ainda conseguir colher algumas e fazeres um piquenique no meio das árvores? Nós fizemos isto e posso afirmar que é um passeio inesquecível! Descansar e comer ao pé de uma cerejeira, com quitutes feitos de cereja, é simplesmente SENSACIONAL! Sugiro experimentares o pastel de cereja, o licor de cereja, ou qualquer coisa de cereja. É tudo tão bom, que não consigo dizer o que é melhor.

Em um final de semana pode-se conhecer muita coisa brutal no mesmo sítio. Já imaginou um roteiro com cerejas, aldeias histórias, aldeias de xisto e aldeias de montanha no mesmo roteiro? Bem, cerejas já vimos por lá, vamos continuar a viajar.

Alpedrinha faz parte das Aldeias de Montanha de Portugal. Suas casas, ruas e praças são lindas, e todas feitas de pedras. Mas não é exatamente de beleza que agora quero falar e sim de um festival animado que por lá, há! O Festival dos Caminhos da Transumância. É único no país e os habitantes abrem a portas de suas casas por três dias de festas! Com muita música, produtos locais e tradição na Vila de Alpedrinha. É incrível! Acontece todo ano, no terceiro final de semana de setembro.

Mas ainda não acabou! Próxima parada: aí vamos nós, e as ruínas de um castelo medieval nos dá as boas-vindas de longe.

Chegamos a uma das doze aldeias históricas de Portugal: Castelo Novo. As fortes pedras junto à paisagem fazem como se fossem uma coisa única, transformando as construções e a natureza em algo singular. É lindo.

A arquitetura desta região é única, e as pedras bem trabalhadas, seja do castelo, praças ou chafariz, fazem de tudo uma combinação sem igual.

Há tantas opções para passeios. Quem sabe um sobrevoo de balão ou até mesmo um passeio de canoa por Fundão? Tem cavalo, aldeia de xisto, escaladas e arvorismo! É turismo para todos os tipos e gostos.

Para saber mais sobre essa e muitas outras dicas de viagem, acessa www.crispelomundo.com,  e não deixa de conferir, também, as redes sociais @crispelomundo.

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *