O Bolo-Rei Gigante de Braga

Numa alusão aos três reis magos, o bolo-rei é um doce típico português consumido tradicionalmente entre o Natal e o Dia de Reis. Geralmente possui forma redonda, com um buraco no centro e é feito de uma massa branca e fofa misturada com frutos secos, frutas cristalizadas e passas. A sua origem, ao que se sabe, remete ao tempo dos romanos, que costumavam eleger o rei da festa durante os grandes banquetes. A igreja católica, por sua vez, aproveitou esse costume do mês de Dezembro e decidiu relacioná-lo com a Natividade e com a Epifania.

Em Braga, além de ser possível comprar o bolo-rei nos supermercados e confeitarias espalhados pela cidade, é possível usufruir de uma noite bem diferente. As comemorações de Natal na cidade são intensas e alegres e há seis anos que incluem uma atividade bem saborosa: o bolo-rei gigante que nada mais é que o próprio bolo-rei, porém gigante. Com 120 metros de comprimento e aproximadamente 700 quilos, a iniciativa que integra a programação natalícia da autarquia reúne várias pastelarias da cidade. Cada uma contribui com alguns metros de bolo em formato comprido e oferecem-no aos participantes. O evento promovido pela Associação Comercial de Braga começa a ser uma bela tradição na cidade. Para acompanhar o bolo-rei é oferecido a todos os visitantes o moscatel para beber.

É uma noite bem agradável, com as ruas próximas ao bolo lotadas de pessoas alegres. Apresentações programadas e outras improvisadas pelos próprios participantes, em que alguns inclusive se fantasiam e saem a festejar entre a multidão. É possível rir, comer, beber, dançar, cantar e se encantar ao mesmo tempo.

O bolo é servido à noite com muita organização, de modo a que todos se consigam servir. Confiram o vídeo da festa neste link: Bolo Rei.

Para mais festas em Portugal visite nosso canal no Youtube: www.youtube.com/ficoumaisfacilviajar.

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *