Braga revive Bracara Augusta!

• Elaine Lemos •

Braga foi fundada pelos romanos há cerca de 2000 anos e na época era chamada Bracara Augusta em homenagem ao imperador que a fundou, César Augusto, e ao povo que aqui vivia naquele momento, os brácaros.

Atingiu tal grandiosidade e riqueza que também chegou a ser capital da Galícia.

No mês de Maio a cidade reviverá Bracara Augusta através do majestoso evento que ocorre todos os anos e já está em sua 16ª edição, a Braga Romana.

É uma viagem ao passado a reviver suas origens e seus antepassados através da política, religião, artes, gastronomia, cultura, seu cotidiano, entre outros.

As actividades desta recriação histórica vão desde visitas a museus que reforçam a herança deste património, a cortejos e actividades socioeconómicas da época da época.

É uma oportunidade de mantermos Bracara Augusta viva em nossa memória e partilhamos o conhecimento da nossa história.

Destaques

Cortejo Ludi Litterarii – Cortejo Infanto Juvenil  – Cortejo com crianças trajadas com vestes da época e que percorrem as principais ruas de Braga. 

Actio Condendi Bacaram Augustum – Rito Fundacional de Bracara Augusta  – Ritual do momento da Fundação de Bracara Augusta.

Senatus Bracarae Augustae – Senado Romano  – Reconstituição da Assembleia do Senado que tratava os assuntos do quotidiano do povo. 

Bracara Augusta Triumphalis – Cortejo Triunfal  – Cortejo Triunfal composto de mais de 2000 participantes pelas principais ruas de Braga.

Consilium Deorum – Concílio dos Deuses – Momento espiritual onde revisitamos o passado mitológico e a religiosidade em seu ponto alto vivido por Bracara Augusta.

Dies Lustricus – Batizado Romano  – Cerimônia de purificação onde era apresentada a criança à sociedade.

Romanae Nuptiae – Casamento Romano  – Grandiosa festa que celebra a união dos casais regada de alegria e momentos simbólicos.

Romana Funera – Funeral romano  – O funeral contava com o cortejo e a exposição pública do corpo até a cremação.

Mercatus Romanus – Mercado Romano – Espalhados pelas ruas do centro histórico, o Mercatus Romanus expõe produtos inspirados na época e que também podem ser comprados, como cestaria, metal, tecelagem, bijuteria, vidro, couro e até produtos naturais e alimentares. O visitante pode também apreciar a produção e confecção de produtos feitos por mestres ferreiros, marceneiros, curtidores de peles, entre outros.

Domus Ciborum  – Áreas de Alimentação – Durante todo o evento os visitantes podem degustar diferentes iguarias e petiscos inspirados na época.

O evento decorre entre 22 a 26 de maio. Confira a programação completa através do site www.bragaromana.cm-braga.pt

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *