Com a chegada do inverno, a Serra da Estrela é a estrela da estação

Além de todas as maravilhas de sensações e emoções que o mês de Dezembro nos traz, traz também consigo o inverno. E para quem está em Portugal não tem como entrar na estação sem mencionar a linda Serra da Estrela.

Situada no centro de Portugal, é na Serra da Estrela que encontramos a montanha mais alta de Portugal Continental mas, mesmo assim, muito acessível. A Serra estende-se por 101 mil hectares e é a maior área protegida do país, com belíssimas paisagens e natureza a céu aberto por toda a extensão. Como muitos chegam do Brasil sem terem tido contato com a neve, esse é sem dúvida o maior sonho da maioria e claro, nada é mais desejado do que ir à Serra da Estrela para ver a neve e a sua pista de esqui, a única do país.

Entretanto, para que o passeio não vire pesadelo, vista-se adequadamente. Existem roupas específicas para enfrentar a neve e é a elas que se deve recorrer, principalmente para os pequeninos. Cachecóis, gorros e luvas especiais são fundamentais. E se a preocupação é nunca ter esquiado, muitas outras atividades de recreação na neve são oferecidas por lá. Além do esqui, é possível encontrar “snowboard” e trenós como opções para brincar na neve. Portanto, não se preocupe. A diversão é garantida para a família toda. Além de neve e esqui, o passeio à Serra da Estrela também oferece outras formas de lazer. Isso sem falar no vinho e no maravilhoso queijo artesanal da serra. Uma boa pesquisa antes de ir, certamente ajudará a definir um roteiro adequado ao seu gosto.

Recentemente, um outro motivo que tem despertado o interesse é uma visita à cidade serrana Seia, onde se encontra o Museu do Pão, um espaço que merece uma visita um pouco mais demorada. Possui uma área museológica, um agradável bar e biblioteca, um restaurante com uma vista panorâmica soberba e uma mercearia. Mas cuidado com os gastos, pois é fácil gastar por lá. O local também possui uma área exclusivamente dedicada aos mais pequenos. Se a viagem puder se estender, Belmonte é outro dos locais a merecer uma visita, a vila que viu nascer o navegador português que descobriu o Brasil, Pedro Álvares Cabral.

Existem carrinhas e autocarros que saem frequentemente nessa época e se a ideia não é pernoitar por lá, mesmo daqui de Braga é possível fazer um “bate e volta”, ou seja, ir e voltar no mesmo dia. Ir de carro também é uma boa e económica opção, principalmente se o passeio envolver à volta de quatro pessoas. Verifique a condição das estradas, para não se surpreender com estradas fechadas, principalmente em períodos de muita neve, e siga em frente.

Para passear connosco pela Serra da Estrela, acompanhe-nos no youtube em www.youtube.com/ficoumaisfacilviajar.

Conheça um pouco mais da nossa vida de viajante em www.ficoumaisfacil.com.br/viajar.

Mais dicas no instagram @ficoumaisfacilviajar e no facebook:
www.facebook.com/ficoumaisfacilviajar

Alexandra Gomide
@ficoumaisfacilviajar

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *