O olhar de uma família carioca sobre Braga

Segurança, saúde e educação de qualidade. Estas são as três principais características que fazem de Portugal o destino preferido dos brasileiros que desejam emigrar. Números do Instituto Nacional de Estatísticas apontam que, em 2017, cerca de 870 mil brasileiros visitaram as terras lusitanas. Os brasileiros compõem também a maior comunidade estrangeira em Portugal. São cerca de 80 mil pessoas vivendo legalmente no país e, segundo especialistas, este número tende a crescer. Braga tem sido um dos conselhos a receber um número significativo de brasileiros. Estima-se que haja cerca de 30 mil. Só na Universidade do Minho, são 1.194 estudantes vindos do Brasil inscritos nos programas de mestrado, doutoramento e pós–doutoramento em 2018.

Conversando com alguns brasileiros que vivem em Braga, os principais motivos para estas pessoas deixarem o Brasil e imigrarem em Portugal são os mesmos: a busca por segurança, fuga da crise económica e uma maior qualidade de vida. Estes foram também os motivos pelos quais eu e minha família deixamos o Rio de Janeiro para viver aqui. Permitam-me presentar. Meu nome é Elaine Trindade, tenho 37 anos, sou jornalista, com mestrado em Comunicação e Cultura, pela UFRJ, uma das mais renomadas universidades brasileiras e mãe da Érica, uma garotinha de 2 aninhos. Com uma vida estabilizada, casa própria, carro do ano e um bom emprego em minha área de formação, me vi em um dilema: continuar em meio à violência urbana instalada no Rio de Janeiro ou buscar uma alternativa para viver em paz? Quando se é sozinho, até é possível se aventurar em meio ao caos, mas quando se tem um filho pequeno, com toda expectativa de vida pela frente, todo sacrifício é válido.

Iniciamos uma verdadeira peregrinação entre órgãos públicos brasileiros e o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Neste processo conhecemos o trabalho da Alexandra Gomide e da equipe do “Ficou Mais Fácil Viajar” e do
“Olhar Brasileiro em Portugal”, ferramentas importantíssimas de informação que muito nos ajudaram em nossas tomadas de decisão. Com visto na mão e passagens compradas, chegamos ao Porto no dia 21 de setembro.

Muitos me perguntam: Mas por que Braga? Braga é um sítio encantador e apaixonante. É um conselho pequeno, com ares de grande, onde encontra-se de tudo e há uma grande sensação de segurança. Braga tem uma população atenciosa e carismática, um lugar com belezas naturais estonteantes, igrejas inspiradoras como a de Bom Jesus do Monte, o Santuário do Sameiro e o Mosteiro de Tibães. Tem uma história fascinante, que remete à Bracara Augusta e à ocupação romana. Além do mais, Braga é uma festa! É um sítio vívido, jovem, com efervescência cultural e turística. Em Braga há sempre o que fazer seja teatro, cinema, shopping, música, discotecas, tabernas, pubs ou um simples passear pela Sé. Na gastronomia é referência e possui restaurantes para todos os gostos. Sou grata a Braga pela acolhida e confesso que já tomaste um lugarzinho especial no meu coração.

Elaine Trindade

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *