Mãe é mãe… E o dia delas é já agora!

• Cris Azen •

É Consenso e permeia o senso colectivo que a figura materna inspira o que há de melhor nas relações humanas. Todos iniciamos nossa vida no ventre de uma mulher. E não só! Vale ressaltar que a figura materna pode apresentar-se como uma tia próxima, uma avó… esse dom genuíno de cuidar e acolher que só a mulher tem, cria de facto laços maternais para além do ventre, em qualquer parte do mundo.

Há ainda as mães do coração, que escolhem adotar uma criança e as mães de anjinhos que já não vivem mais cá. Anabela Pimenta conta que hoje a perda já não dói, mas diz que é uma lembrança viva: “Ainda hoje, vez ou outra, eu penso nele e imagino como seria a vida com ele aqui, como seria estar a brincar com o irmão que veio depois dele…”. Diogo a deixou quando tinha apenas 15 dias de vida. Ainda assim Anabela continua a ser a mama do Diogo e do Miguel Luís, de 9 anos. 

Pariu, é mãe! Não importa se foi cesárea ou parto normal. Geane Paz que o diga, viveu as duas experiências; uma cesárea no Brasil e um parto normal em Portugal: “Viver essa experiência em outro país foi surpreendente porque o tratamento foi muito humanizado e me senti acolhida. ” Recorda a mãe da Gabriela de 7 anos e do João de apenas 3 meses, nascido de um parto normal no Hospital de Braga.

Jéssica Nigra é mãe de 3, duas meninas e um menino, e contou para o Olhar Brasileiro o que é ser mãe pra ela: “Desejo viver muito mais, não para realizar os meus sonhos, mas para ver meus filhos realizarem os deles”. Ela confessa que está sempre a dizer isso aos filhos. E se emociona ao dizer que convive com uma saudade que dói no peito, a filha mais velha, de 18 anos não vive com ela, pois cursa a faculdade de Medicina Veterinária no Brasil.

Está próxima a data de celebração do Dia das Mães. É já no domingo, dia 05 de maio. Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio. Sofrer no paraíso, o termo popular usado pra definir a maternidade, chama atenção para os desafios que se apresentam às mães. De facto não é tarefa das mais fáceis educar e criar filhos.

É possível definir mãe em palavras? Difícil, mas agora mesmo podem tentar fazer isso. Já tentou responder o que é, para você, ser mãe? O importante é mesmo que neste dia tenham um óptimo convívio a celebrar com elas, mães do ventre, mães de coração, mães adotadas, figuras maternas. Afinal, mãe é mãe, e delas são todos os dias!

Curiosidades: Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga e Roma

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII – Inglaterra

Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *