Assim que chega Dezembro a nossa agenda social preenche-se de um sem fim de jantares e almoços de natal. É jantar ou almoço do trabalho, da família, do grupo de amigos, do grupo do ginásio e tantos outros. Com eles chega a preocupação de todas as mulheres: o que é que eu vou vestir? E depois dos casamentos e cerimónias? Se há altura em que queremos estar bonitas, elegantes e à altura da festa é esta. E se damos por nós, sem saber o que vestir para um simples jantar de convívio ou almoço, o que fará para o look de natal ou de passagem de ano? É a preocupação total, não é verdade?
E foi a pensar em todas as mulheres que estão desse lado já a revirar o guarda-fatos e a percorrer as lojas à procura das peças perfeitas que eu trago as melhores sugestões, as tendências e os truques para serem as estrelas das festas de natal e passagem de ano.
E sabiam que existe uma diferença mesmo curiosa entre as tradições que vivemos cá e no Brasil? Se por um lado,por cá temos a tradição de passar a noite de natal em casa no conforto das camisolas de malha, ou mesmo de fato de treino, pelo Brasil, a noite de natal vive-se de trajes elegantes e vestida à altura. Já o dia seguinte é no Brasil que as malhas e o fato de treino são a escolha perfeita.
Nós temos a tradição de vestir a roupa nova ou a melhor roupa para o dia de Natal. Não é engraçada esta diferença? Mas há uma coisa que nunca muda: as tendências e as sugestões de moda. Como um Natal que se veste de trajes vermelhos ou de apontamentos dourados, combinados com collants e calçado preto e têm o visual perfeito. E se não são muito de roupa vermelha, um batom vermelho é a solução perfeita num look preto ou preto e branco. Nos almoços de natal ou jantares mais formais, o segredo é criarem um visual mais formal e a base de cores centra-se muito entre o preto, branco, vermelho e cinzentos. Apostem em calças pretas formais justas ou à boca de sino com cinta subida. Vai fazer-vos mais altas e elegantes, em tecidos como o chiffon, o crepe, o cetim e até o veludo, um dos queridinhos de sempre do inverno e as saias e os vestidos conjuguem com collants pretos para uma composição de inverno mais elegante e apropriada. Se tiverem uma parte de cima escura ou branca completem com o famoso batom vermelho e o vosso look vai ser um sucesso. E claro, não se esqueçam do calçado! Um vestuário elegante pede um calçado à altura. Se o Natal pede uma roupa mais clássica, cuidada e formal, para a Passagem de Ano Novo a palavra-chave é mesmo esta: festa. Lantejoulas, glitter, transparências, rendas, metalizados e prateados. Os trajes querem-se divertidos, de festa, de diversão e ideais para a pista de dança. E para receberem o ano cheias de estilo apostem em vestidos de manga comprida justos ou cintados, em calças cintadas e à boca de sino combinadas com peças justas e já sabem! O segredo? O brilho. Nem que seja nos acessórios. E o truque perfeito para looks de festa incríveis neste frio só há um! Um bom casaco. Como um de pêlo, que fica sempre perfeito. E o visual está feito!
Se gostavam de ver sugestões de peças e de composições, vejam mais no meu blogue em http://www.princesasemtiara.blogs.sapo.pt
Ângela Santos
Autora do blogue de moda e “lifestyle” Princesa Sem Tiara