O bacalhau é Rei! À mesa do Português, o “Bacalhau cozido com todos” impera como a refeição da Ceia de Natal. Mas não se fica pelo bacalhau a ”comezaina”. O Perú recheado e assado no forno, o Polvo cozido e/ou grelhado na brasa, o cabrito, a vitela, e a afamada roupa velha, também se perfilam como pratos típicos do Natal na mesa de um Português.
Entre 24 (ceia) e 25 de Dezembro, as mesas enfeitam-se para receber o “Rei”, quase sempre acompanhado de mais uma das alternativas sugeridas. Em todo o país a variedade é grande.
No Minho, a acompanhar o bacalhau é usual ter o Polvo, isto na noite de ceia. No Dia de Natal ao almoço a variedade é ainda maior, pois o cabrito, a vitela e até mesmo o leitão acompanham a roupa-velha feita com as sobras do bacalhau cozido da Ceia.
Nos doces, a diversidade também é grande. O bolo-rei, as rabanadas, os bolinhos de “Jerimú”, os pudins de ovos, as trufas (de ovos ou chocolate), o Pão-de-ló, enfim, uma vasta quantidade e variedade sempre acompanhada de fruta, muita fruta.
São dois dias para estragar dietas. Os magros ficam mais rechonchudos e os gordos ganham mais uns quilinhos. Come-se e bem! É isso que importa!
Os Portugueses gostam de uma mesa farta e recheada de coisas boas, por isso se cozinha tanto e tão bem neste cantinho do Mundo. Para quem agora chega, um conselho, comam com regra ou não vão aguentar a nossa pedalada!
Tenham um Feliz Natal!
Pedro Figueira de Sousa
Mais delícias visite: www.facebook.com/Culinariadaquiedali
Este autor não escreve ao abrigo do novo acordo ortográfico.