Arcos de Valdevez: onde Portugal se fez

A sugestão de passeio desse mês é uma vila raiana, localizada na região norte de Portugal, no distrito de Viana do Castelo. Arcos de Valdevez é considerada uma das terras mais bonitas do Minho, uma afirmação facilmente comprovada, pois conserva todo o encanto característico do Alto Minho. Assim que se chega à vila já se depara com a ponte que atravessa o rio Vez, que une os dois lados da vila. Ali, a paisagem já merece uma “pausa” para muitos cliques. A ponte, centenária, é um aproveitamento de uma outra ponte, que remonta ao período românico. Prepare-se para ficar um bom tempo a percorrer a região, entre a ponte e o seu entorno, admirando a paisagem verde, com água cristalina e muita natureza viva.

Passear pelas ruelas da vila também é maravilhoso. Com ruas e casas irregulares, mansões antigas e igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1767, em estilo barroco, e a bonita Igreja Matriz, dão a sensação que tudo foi colocado no devido lugar. A encantadora vila é organizada, limpa e muito bonita. Aproveitando o passeio, é possível visitar o famoso Relógio de Água do Largo da Lapa. O relógio de água foi um dos primeiros sistemas de medição do tempo criado pelo Homem.

É possível visitar a vila em passeios que durem um único dia, mas caso sejam passeios em que seja possível pernoitar, a vila oferece toda a estrutura de hospedagem para vários gostos e muitos passeios alternativos. Oferece, também, uma gastronomia tipicamente minhota, sinónimo de “apetitosa”, em que se destacam o tradicional cozido à Portuguesa e a vitela assada.

O Paço de Giela é um local de visita obrigatória no concelho e na região. É um belo exemplar da arquitetura civil privada medieval e moderna, considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais desde 1910. Atualmente, é visível a torre medieval, bem como o corpo residencial, com janelas “manuelinas” e entrada fortificada, maioritariamente edificada no século XVI. A visita ao monumento custa apenas um euro, o que recomendo para crianças e adultos.

A aldeia de Sistelo é uma outra opção de passeio a quem visita a vila. Está situada em pleno Parque Nacional da Peneda/Gerês, pelo lado da Peneda e encontra-se rodeada de uma natureza em socalcos, onde se pode observar o cultivo do milho e o pasto para as vacas, sendo denominada por alguns como o pequeno Tibete Português. Para quem gosta de turismo rural e caminhadas, a opção é sensacional, além de contemplar um dos símbolos máximos das aldeias, os famosos espigueiros.

Conheça um pouco mais da nossa vida de viajante em www.ficoumaisfacil.com.br/viajar.

Mais dicas no instagram @ficoumaisfacilviajar e no facebook:
www.facebook.com/ficoumaisfacilviajar

Alexandra Gomide
@ficoumaisfacilviajar

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *