O Parque Nacional da Peneda-Gerês merece uma atenção mais do que especial. É o único Parque Nacional de Portugal em território português. Foi criado em 1971. Com mais de 60 mil hectares é considerado pela UNESCO uma reserva mundial da biosfera.
O Parque fica no extremo norte de Portugal, fazendo fronteira com Espanha, onde passa a chamar-se Parque Natural de Baixa Limia Serra Xúres.
Claro que existem outros parques naturais em Portugal. Mas o único que é realmente considerado Parque Nacional é o da Peneda-Gerês.
A área é tão vasta e impressionante que encontramos castelos, aldeias, histórias, paisagens, fauna, flora, e muito mais que você possa imaginar. Até os romanos estiveram por lá.
Não só os apaixonados por natureza ou amantes de história incluem o Gerês no seu roteiro. Existem muitos peregrinos que lá vão, justamente para visitar o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que fica localizado na Aldeia do Rio Cávado. (Freguesia de Rio Caldo).
Quando digo que o Gerês é um lugar mágico não estou a brincar. Imagina passear pelas belas paisagens e ainda encontrar vestígios romanos? Pois, é isso que ocorre no território do Parque em trechos conhecidos como Geira Romana, por exemplo. É uma via de comunicação construída pelo Império Romano, para ligar Braga a Astorga.
Os marcos miliários estão de pé até hoje, construídos na dinastia dos Flávios, numa extensão de 30 Km, passando pelo Concelho de Terras de Bouro.
Porém, se quer conhecer ainda mais esta história, não deixe de visitar o Museu da Geira e ver as representações em maquetes de como eram as construções ao longo dos primeiros séculos.
Uma das coisas que me marcou, foi ver as antigas casas romanas com paredes e cor. Quando vemos tantas ruínas pelo caminho, pensamos que era tudo de pedra, não é mesmo?
Ao lado do Museu, encontra-se o EquiDesafios, com várias opções de lazer na montanha, desde passeios diversos, a cavalo, ou até paintball. Achei fixe toda essa diversidade, pois assim todos se conseguem divertir num só lugar.
Está com fome? Não deixe de conhecer o Cantinho do Antigamente, em Terras do Bouro.
Optamos pelo prato tradicional, a posta de vitela com arroz de feijão, junto com pataniscas que estavam de “rezar”.
Quer andar um pouco mais e conhecer um verdadeiro castelo muito bem preservado? O Castelo do Lindoso, no Concelho de Ponte da Barca. É uma construção imponente e quase intacta.
Ok, o passeio pode ir além e chegar até a Espanha! Cruza a fronteira e segue até ao Balneário de Lóbios, onde se pode banhar nas águas termais. Mas cuidado, a água é realmente quente!
O Parque Nacional Peneda Gerês é mesmo impressionante e se ficasse por lá um mês inteiro ainda teria coisas a conhecer.
Eu amo aquela região toda e, sempre que posso, visito mais uma surpresa desse encantador local. Um verdadeiro tesouro de Portugal!
Para saber mais sobre essa e muitas outras dicas de viagem, acesse www.crispelomundo.com.br e não deixe de conferir também as redes sociais.
Cris Stilben
@crispelomundo