A rotina é um elemento importante no dia a dia da criança, por dar a elas sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona maior facilidade de organização espaço-temporal e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. A rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção de brincadeiras novas, eventos que surjam (como aniversários, datas comemorativas), passeios aos finais de semana junto à família. Pelo contrário, a rotina deve ser rica, alegre e prazerosa.
As crianças sentem maior conforto e segurança quando já conhecem o que irão fazer do seu dia. Assim, elas habituam-se à sequência de eventos e têm condições de prever aquilo que está por vir.
Organizar uma rotina eficiente para bebés e crianças pequenas requer a coordenação entre os cuidados e a educação. É um estágio em que são importantes tanto as necessidades biológicas, como sono, alimentação e higiene, quanto as afetivas, motoras e cognitivas.
Muitas mães têm dificuldade em estabelecer uma rotina para os bebés pequenos. Dependendo de cada bebé, após os 3 ou 4 meses, ele começa a ter um padrão de sono e de alimentação mais regular, o que facilita e, aos poucos, ajuda a estabelecer a rotina.
Todos os dias, a rotina do bebé e da criança deve ter os mesmos horários para:
– Alimentação;
– Banho se sol;
– Momentos de brincar;
– Hora da história – imprescindível a partir dos 10 meses;
– Hora do banho;
– Momento do descanso – sonecas durante dia;
– Hora de dormir à noite.
E para as crianças maiores, como devemos organizar a rotina? O primeiro passo é organizá-la de acordo com o horário da escola e as atividades extras que a criança faz, como: aula de natação, aula de inglês, aula de judô etc. Todos os dias, a rotina da criança deve ter:
– Os mesmos horários para café da manhã, almoço e jantar;
– Os mesmos horários para lanche da manhã e lanche da tarde;
– Momento do brincar – pelo menos duas ao dia;
– Hora da história – pelo menos vez ao dia (o ideal é que seja antes de dormir);
– Hora do banho;
– Momento do descanso – para as crianças que dormem à tarde ou de manhã;
– Hora de dormir à noite.
Uma boa ideia é criar um quadro com imagens ilustrativas (para as crianças menores) com a rotina diária, pendurando-a ao alcance de seu filho.
Uma família desorganizada, em que as refeições são servidas em horários diferentes e a hora de dormir não segue nenhuma regra, forma crianças inseguras, interferindo na vida escolar.
A rotina auxilia no desenvolvimento da autonomia e na formação de cidadãos responsáveis, uma vez que, aos poucos, a criança sabe o que tem para fazer, cumprindo suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo.
Carla Rodrigues
Educadora de Infância