Estratégias para gerir a ansiedade em época de Exames Nacionais

Em Portugal, os Exames Nacionais estão perto de iniciarem. Deste modo, é natural que crianças e jovens sintam-se ansiosos no período do exame. Afinal de contas, os alunos do nono ano ingressarão no Ensino Secundário, e os alunos do Ensino Secundário ingressarão no Ensino Superior.

A ansiedade pode ser benéfica e saudável quando possui função de concentração e responsabilidade em nos dedicarmos a determinadas tarefas. Entretanto, quando a ansiedade se manifesta de forma intensa, por meio de sintomas físicos e psicológicos, podem proporcionar prejuízos no desempenho das crianças e jovens. Os sintomas físicos mais comuns podem ser caracterizados como, sudorese, tremores, tensão muscular, tontura e náusea. Já os sintomas psicológicos mais comuns podem se manifestar como, incapacidade de relaxar, insónia, dificuldade de concentração, pensamentos catastróficos, inquietação e medo.

Assim, no sentido de minimizar a ansiedade durante as épocas de Exames Nacionais, algumas estratégias podem ser adotadas:

Faça atividades prazerosas. Na véspera do exame procure relaxar com alguma atividade que lhe proporcione prazer, como ouvir música, ler algum livro ou assistir a algum programa que goste.

Durma o suficiente. Para que as disciplinas estudadas sejam assimiladas e memorizadas, é necessário ter uma noite de sono de qualidade.

Alimente-se adequadamente. Na semana do exame procure consumir alimentos leves e saudáveis para estar bem disposto.

Respire e relaxe. Para manter a calma, opte por fazer exercícios de respiração (inspirar profundamente e expirar devagar), meditação e exercícios físicos. Os estudos apontam que estas atividades podem ajudar o cérebro a trabalhar adequadamente e, assim, aumentar o foco de atenção.

Tenha pensamentos positivos. Você já deu o melhor de si ao se dedicar aos estudos, agora é o momento de confiar no seu potencial e acreditar que tudo ocorrerá bem.

Você pode participar desta coluna enviando suas dúvidas e sugestões para: ane_psico@hotmail.com.br

Anelise Cossio
Psicóloga

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *