A mercadoria mais valiosa

A escassez de qualquer mercadoria faz os homens aumentarem o valor dela. Porém, muitos ainda não compreenderam que estão a perder, todos os dias, uma mercadoria extremamente valiosa, talvez a maior de todas: o seu tempo. Uma vez que ele se foi, se vai para sempre, e nenhum sacrifício poderá recuperá-lo.

O tempo é controverso, passa devagar na segunda-feira e tem pressa aos fins de semana. Infelizmente, a maioria das pessoas só se dá conta disso quando, muitos anos depois, percebem o que o desperdiçaram. Muitos gastaram seus dias em diversões e ociosidade, e acabam na pobreza, outros sendo escravos do trabalho, gerando relacionamentos desfeitos.

Estar cansado durante o dia todo significa que você não está sendo capaz de fazer um uso eficaz do seu tempo, não importa o quão organizado você pensa que é. Acha que o tempo está passando rápido demais? Engano seu. A hora de todos tem os mesmos exatos 60 minutos, o que fazemos durante eles é que faz toda a diferença nas nossas vidas.

Ainda assim, a maioria das pessoas não se planea adequadamente, muito menos usam os seus valores para tomar decisões sobre como organizar a sua agenda. Por exemplo, se o que você mais valoriza é a família, então, você terá que gerenciar seus compromissos de trabalho de acordo com a necessidade de preservar esse valor. Inclusive, descobrir esses próprios valores pode ser extremamente desafiador para alguns indivíduos, em especial aqueles que nunca refletiram sobre isso. Entender a si mesmo é essencial para gerenciar a maneira como rege a sua vida. E o melhor é começar o mais cedo possível, assim melhores serão as chances de você desenvolver essa habilidade.

Se você é uma dessas pessoas que ainda não desenvolveu essa característica, não se preocupe. Isso pode ser aprendido.

Se queremos ter um tempo de qualidade em nossas vidas todos os dias, somente manter todos os seus compromissos em sua mente não será eficaz. Pessoas bem-sucedidas usam agendas, organizam os seus calendários. Hoje, existem diversas aplicações que fazem isso para você e estarão constantemente à mão no telemóvel. Muitos são gratuitos e você pode configurá-las para enviar-lhe e-mails de lembretes das suas atividades importantes. Durante muito tempo, limitei-me a fazer anotações em qualquer pedaço de papel que aparecia na minha frente, fosse um lenço, uma nota de mercado ou a parte branca do bilhete do estacionamento, eu o metia na minha carteira. Minha bolsa era uma espécie de “terra dos recados perdidos”, todos emaranhados. Até que, por insistência de meu marido e filhos, rendi-me aos recados eletrónicos, tão bem-vindos para aqueles que já entraram na casa dos “enta”, como eu.

Uma ótima dica é aprender a delegar as tarefas e fazer pausas inteligentes ao longo do dia. Se vai almoçar fora, por que não escolher um lugar com uma ótima vista?

Outra forma de conseguir aproveitar bem o tempo é se conectar ao presente, sem fazer uma tarefa com o pensamento em outro lugar. Se estamos “presentes” conseguimos vivenciar melhor cada experiência do nosso dia, e sermos mais produtivos. Faça uma coisa de cada vez. Quando estiver caminhando, repare no céu, nas árvores, olhe ao seu redor. Quebre a rotina, insira nela uma ida ao cinema com um sobrinho, experimente uma aula de luta, matricule-se em um curso de pintura…

O tempo cura, mas também destrói. Ele pode unir as pessoas ou separá-las de vez. O tempo muda as pessoas, às vezes para o bem, outras para o mal. O tempo traz, mas também leva. Nunca é tarde demais para aprender a valorizar cada segundo. Basta estar vivo. Ainda existe tempo para fazer algumas coisas que você já deveria ter feito. Ainda existe tempo para tornar-se o que você poderia ter sido.

Ainda é cedo para ser tarde demais. O relógio está a fazer o “tic-tac”, entre um barulho e outro, ajuste a sua agenda e continue navegando em direção aos seus sonhos, para que, no futuro, você possa olhar para trás com menos arrependimentos e mais boas recordações.

Lycia Barros
Escritora e conferencista

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *