O frio chegou em força e veio para nos complicar a vida, ou melhor, as escolhas de vestuário. Quem nunca adormeceu a pensar no que vestir? E no dia seguinte, ao acordar, se assustou ao ver a meteorologia e ficou sem saber o que vestir? Eu já! Manhãs e noites frias, dias com temperaturas amenas e pelo meio, ainda temos o brinde da chuva. Porque Inverno que é Inverno, tem de vir ao Norte com força e que o diga a nossa cidade. E no meio de 0 ou 8ºC, esta cidade gelada que nos recebe para trabalhar, estudar, ou até mesmo passear, pede roupa com estilo.
Com tanto frio o difícil é saber escolher. O “street-style” invade cada vez mais as ruas da cidade, em “looks” que são verdadeiras inspirações do “pinterest”. Desfilam-se tendências e vêem-se combinações arrojadas em “looks” de trabalho ou “outfit’s” de estudantes e não há palavra que melhor defina o “dress code” desta cidade do que aquela palavra que todas ansiamos por usar: “casual chic”. Blusas e camisas formais, conjugadas com jeans e salto alto. Ou com umas calças de fato e um “blazer” e, como toque final, sapatilhas. Os “stilettos” desafiam a calçada portuguesa, na elegância das mulheres de fato que admirámos. E os vestidos floridos ou lisos, esvoaçantes ou cintados combinam com o sobretudo que não pode faltar e com os botins que completam o “look”.
E que bracarense não conhece a típica expressão: “Quem tem Brio não tem Frio?” Lembro-me de andar no secundário e ir nos dias de inverno com uma blusa fina e um casaquinho e uma professora me dizer isto: ‘Quem tem brio não tem frio’. Que é como quem diz quem tem elegância não tem frio. E esta expressão nunca mais me saiu da cabeça. Hoje, a trabalhar precisamente no centro da cidade, entre as mulheres de fato que admiro e a pressão do vestir bem, arranjei os truques perfeitos para um “Quem tem brio também pode ter frio, mas com estilo!” Entre as golas altas que são só a camisola de malha mais elegante de sempre – quem não adora vê-las conjugadas com um bom “blazer?” – um casaco de malha por cima de uma blusa, os colares substituídos pelos lenços ao pescoço tão tendência de paris, para mim o melhor truque ainda é e será sempre o truque da cebola, ou melhor, da sobreposição. E mais do que um truque usado já há anos e anos, agora é tendência e virou moda pelos “street styles” de inverno. E é nada mais, nada menos, do que isto: várias peças de roupa, ou na versão da moda e do estilo, um casaco por baixo de outro. Afinal, quem nunca viu numa revista alguém a usar um “blazer” por baixo de um sobretudo e pensou: “que look arrojado!” ou “isto é que é ter estilo no inverno!” “Blazers” ou blusões com sobretudos ou gabardines, casacos de malha por baixo de blusões: sobreposição! Esta é a técnica infalível para enfrentarmos
o frio sempre com estilo.
Quem já é fã desta tendência? Eu sou!
Ângela Santos
Autora do blogue de moda e “lifestyle” Princesa Sem Tiara
princesasemtiara.blogs.sapo.pt