Viajar pode parecer apenas lazer, luxo ou ostentação, mas tudo depende da prioridade e relevância que damos às situações vividas. Além disso, arrumar as malas e partir vai muito além. Viagens podem ser rápidas ou duradouras, nacionais ou internacionais, caras ou económicas, por terra, água ou ar… Não importa.
Viajo muito desde criança. E ao ser mãe viajei mais ainda. Esse é o maior património que pretendo deixar para os meus filhos: conhecimento, experiências, cultura e tudo mais que acredito conquistar a cada destino novo e que partilho neste texto.
Aqui, os meus cinco principais motivos para viajar:
1. Reconhecer que a nossa cidade ou o nosso país não é o único a ter problemas.
Quando viajamos lidamos com outra realidade e a comparação é inevitável. Encontramos lugares melhores, mas também encontramos lugares piores: mais limpos ou mais sujos, mais caros ou mais baratos, mais quentes ou mais frios, com pessoas educadas ou outras que nem tanto, pessoas amáveis e acolhedoras ou outras com um grande preconceito à sua visita.
Viajar permite que se perceba que problemas não são exclusivos do lugar em que se vive.
2. Aprender a esperar, a ouvir e a interagir.
Lidar com diferentes idiomas, sotaques ou expressões é sempre um desafio. Querer comer algo que não sabe pedir ou não existe naquele local, ou querer resolver um problema que eles não entendem… Afinal, não é problema para eles. Querer fazer algo que faz diariamente e que naquele local é inviável financeiramente é realmente um exercício de adaptação, aceitação e paciência. Já imaginaram a lição dessas situações para nós e, principalmente, para as nossas crianças?
Viajar ensina a respeitar mais as pessoas, as diferenças e o tempo das coisas.
3. Reconhecer que o mundo é menor e mais acessível do que você imagina.
Com a Internet, sites especializados, Google e agências virtuais, todas as informações sobre passagens terrestres e aéreas, cruzeiros e hotéis estão a um clique de distância e com preços competitivos e comparativos. Você ainda pode contar com as avaliações, informações e experiências dos “blogueiros” de viagem, que ajudam muito na escolha do destino e dos roteiros, geralmente com dicas certeiras e reais. Viajar liberta.
4. Aprender a planear e a lidar com improvisos.
Uma boa viagem passa sempre por um bom planeamento do roteiro, do tempo e das finanças. Mas mudar o roteiro ou mexer nos prazos e alterar os custos durante a viagem é um desafio e tanto, mas inevitável para os amantes de viagens, podendo ser surpreendente para o bem ou para o mal. Assim, o seu lado de administrador também se desenvolve.
Viajar é uma excelente aula,com conteúdos multidisciplinares. Aprenderá a resolver problemas.
5. Educar o seu filho.
Para mim, este é um dos principais motivos. É maravilhoso vê-los reconhecer a teoria da sala de aula nas viagens. Além da tranquilidade em lidar com novos horários, novos sabores e novos idiomas.
Viajar é experimentar o mundo que lemos nas páginas dos livros!
Toda a viagem é uma grande aprendizagem, portanto, viaje MUITO e aprenda MAIS!
Se observarem com calma perceberão que viajar também o prepara para migrar. Nas próximas edições, pretendemos viajar com vocês entre os mais variados roteiros de Portugal ou a partir de Portugal, para assim apresentar-lhes algumas dicas e reflexões.
Conheça um pouco mais da nossa vida de viajante em www.ficoumaisfacil.com.br/viajar
Mais dicas no instagram @ficoumaisfacilviajar e no facebook:
www.facebook.com/ficoumaisfacilviajar
Alexandra Gomide
@alexandragomide