Nem tudo são flores, mas é preciso florescer

A Psicologia Positiva é uma vertente da Psicologia fundada pelo Doutor Seligman, o qual investigou as atitudes das pessoas que se auto declaravam felizes. Seus estudos foram capazes de determinar entre diferentes comportamentos aqueles que são habituais às pessoas supostamente felizes.

Seligman constatou que quando as emoções positivas são frequentemente cultuadas elas desencadeiam recursos psicológicos que proporcionam benefícios duradouros, como, equilíbrio emocional, apoio social e afetivo, habilidades sociais e cognitivas que se traduzem em qualidade de vida. Assim para mudar a nossa vida para melhor é preciso estar envolvido com as atividades, dar significado às coisas, expressar emoções positivas, ter experiências significativas e bons relacionamentos. O fato é que deste estudo podemos retirar alguns comportamentos bastante valiosos, e neste texto exploramos alguns.

Escrever uma carta de gratidão: Escreva uma carta a uma pessoa que foi importante para si e demonstre o quanto você está agradecido. Leia a carta para esta pessoa e depois entregue-a a ela. A gratidão desencadeia sentimentos de amor, afeto, carinho e paz interior.

Fazer um diário de gratidão: Diariamente escreva em um caderno entre três e cinco coisas boas que aconteceram no seu dia. Este item reforça os benefícios da gratidão, como vimos no item acima.

Trabalhar dentro do próprio propósito de vida: Ter um propósito nos dá a sensação de pertencimento e sentido para as nossas vidas. Por isso é tão importante encontrar algo que você goste e concentrar-se nisso para progredir.

Aceitar os seus defeitos e dificuldades: Os limites existem para ser superados, por isso encontrar seus defeitos e entender as suas dificuldades é fundamental, sobretudo para medir o quanto você cresceu.

Manter rituais para alcançar as metas: A disciplina é essencial para programar o seu corpo e mente para atingir os seus objetivos, principalmente os de médio e longo prazos. Organizar o seu espaço de trabalho, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e um sono adequado, bem como manter os seus horários e o seu momento de lazer, são maneiras de organizar a sua vida.

Praticar o bem: Atos práticos de benevolência, como, um gesto de caridade e dar apoio a quem precisa pode ser fundamental e extremamente recompensador.

Meditar: Os estudos apontam que a meditação, quando feita regularmente, ativa as áreas do cérebro relacionadas ao bem-estar.

No entanto a Psicologia Positiva percebe que o contacto com as emoções negativas também são importantes para que possamos nos transformar e florescer enquanto seres humanos. Os contextos e as situações de vida são imprevisíveis e por isso impossíveis de se controlar, além disso convivemos com pessoas e culturas diferentes das nossas, considerando as adversidades e complicações decorrentes do convívio. Esta é a dialética entre o positivo e o negativo, e é isto também o que nos faz amadurecer.

Você pode participar desta coluna enviando suas dúvidas e sugestões para: ane_ psico@hotmail.com.br

Anelise Cossio
Psicóloga

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *