ENTREVISTA: Manuela Cruz

Ser empreendedor é estar sempre com a nossa cabeça a funcionar e encontrar projetos que possamos implementar

• Elaine Trindade •

O Café Astória é um dos espaços emblemáticos de Braga com mais de 100 anos de história. Está localizado no coração da cidade, na Praça da República,  numa das alas da Arcada, encostado à velha muralha medieval. O Astória é local obrigatório de quem visita Braga e faz parte dos guias turísticos da cidade. Apesar de chamar-se Café, o local serve refeições como almoço, jantar e lanches. À frente do Astória está Manuela Cruz, uma das sócias do café. Portuguesa, bracarense, Manuela é dona de uma personalidade forte e visionária. É consultora, professora universitária, coaching e empreendedora. Questionada sobre como assumiu a sociedade do Astória, Manuela, foi incisiva: a decisão veio por amor e uma dose de impulso.

“Foi uma decisão por amor, quase que por impulso. Na altura, o Astória tinha dois sócios e um  deles tinha interesse em sair. Não era de Braga, quase nunca estava cá e queria passar a quota dele. Eu estava ligada fundamentalmente à formação, consultoria, aulas na universidade e o sócio que cá estava perguntou-me se não conhecia alguém que pudesse ter interesse neste espaço. Ora, este espaço, como bracarense que sou, faz parte do nosso imaginário. Desde pequenina que me lembro deste espaço. Eu até perguntei a algumas pessoas, mas que na altura não puderam e então me foi proposto: “ Por que não ficas tu?” e eu aceitei. Este é um espaço histórico, tem para mais de 100 anos, embora nos registos escritos tenha 99 anos, mas com certeza tem mais de 100 anos. O Astória teve várias roupagens através do tempo”, explicou Manuela.

Outra actividade que  Manuela desenvolve é a de Coach, Programação Neurolinguística e Hipnoterapia na Clinica do Comportamento.

“Todos temos comportamentos que desejamos alterar. Alguns dos quais até nos prejudicam e impedem uma vida mais feliz. Através desta intervenção é possível encontramos um posicionamento pessoal e profissional de acordo com os nossos valores e atingir, mais facilmente, os nossos objetivos”, ressaltou.

Além disso, a empresária é representante de uma empresa especializada em testes de ADN, a EasyDNA Portugal. Com testes que podem ser feitos em casa, com precisão, confidencialidade e preços acessíveis, a empresa fornece diversos testes de ADN, desde teste de paternidade até testes de predisposição genética para doenças, uma novidade que promete ajudar na prevenção e manutenção da saúde, envelhecimento saudável e qualidade de vida.

“Ser empreendedor é estar sempre com a nossa cabeça a funcionar e encontrar projetos que possamos implementar e às vezes , quando as coisas são muito inovadoras, nem sempre é fácil implementar. Eu sou representante para Portugal, já há alguns anos, de uma empresa de testes de ADN. A oportunidade surgiu quando estava ligada a um projecto médico. O empreendedor é curioso e quer saber sempre mais. Nessa altura percebi de facto que as pessoas procuram bem estar, por saúde. As pessoas querem envelhecer cada vez mais tarde em termos estéticos, do que é visível, mas e por dentro? Em última análise, cada um de nós é único e se nós conseguirmos conhecer o nosso ADN? Isto pode nos ajudar a vivermos mais e com mais qualidade de vida. Para além dos testes de paternidade, que é mais comum, temos uma série de outros testes como exemplo, um teste de nutrição e dieta que diz exatamente o que devemos comer em função do nosso ADN, demonstrando aquilo que devemos e o que não devemos comer para conseguirmos estar em forma e mantermos o peso que devemos ter”, completou Manuela.

Os testes de ADN podem ser realizados em casa utilizando um cotonete oral disponibilizado em um kit teste de ADN fornecido pela empresa. Mais informações em: www.easydna.pt

Jornal Olhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *