Sabe aqueles sítios que visitamos e queremos guardar para sempre? Viana do Castelo é assim, com seu belo litoral de tirar o fôlego.
Vamos começar a nossa viagem pela vista privilegiada que vai fazer você não querer ir embora jamais.
O Monte de Santa Luzia tem um visual a perder de vista, e mostra o que Viana tem, e, ainda é a casa do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, conhecido popularmente como Santuário de Santa Maria.
O Santuário é visto de longe, quase como se estivesse a dar as boas-vindas para quem entra em Viana do Castelo. Sua linda arquitetura lembra a Sacre Couer em Paris. Alguns dizem que Ventura Terra inspirou-se de fato na Basílica parisiense. Entretanto, por outro lado alguns debatem a veracidade deste fato.
O que sei mesmo é que o Santuário é simplesmente lindo, e seus vitrais valem a visita, e, se você não estiver satisfeito com esta vista, ainda é possível subir no zimbório do santuário, e ter uma vista ainda mais impressionante.
Se o Santuário deixa alguma dúvida, a Ponte Eiffel, com toda sua arquitetura de emaranhados de ferro, não é apenas algo inspirado na capital francesa, Paris. O próprio Gustave Eiffel a desenhou sobre o Rio Lima no século XIX, deixando um pouco de Paris em Viana do Castelo.
Continue seu passeio, e não deixe de ir à Praça da República. São construções do século XVI, como a fonte construída em 1559 e a Santa Casa da Misericórdia de 1589, com rico exemplo de arquitetura inspirada no renascimento e maneirismo, com influências flamengas e italianas.
As construções da Praça da República chamam atenção pelas paredes de pedra e arquitetura forte. Antigamente os monumentos eram feitos para durar, e só temos a agradecer por podermos ver até hoje essa linda arquitetura, e ao menos tentar imaginar o que aconteceu por ali, onde antigamente funcionava a Câmara Municipal da cidade.
Entre passos e passeios, encante-se com Museu do Traje, e leve para casa um dos famosos lenços de Viana, e não te esqueças do Navio Hospital Gil Eannes, um verdadeiro símbolo da cidade, que em seus tempos áureos servia de apoio aos pescadores de bacalhau, e onde podemos entrar, e conferir tudo de perto.
Mas não é só a arquitetura e história que chamam a atenção em Viana do Castelo. Suas belezas naturais são brutais, e sem dúvidas você ficara zonzo para decidir o que visitar.
Pode se perder na Praia do Norte, com estrutura para toda família, desde parquinhos com a réplica do Navio Hospital Gil Eannes, até as piscinas que aparecem no meio do mar, com a maré baixa!
Assistir o pôr do sol e terminar seu passeio neste sítio, lhe trará uma experiência única, com os raios refletidos no mar, tornando-o dourado e mágico! Só não consigo dizer, se é mais bonito assistir das piscinas ou do Farol da Praia do Norte, onde o espetáculo continua por aquecer a alma e nos deixar perplexos com o show que a natureza nos dá.
Para saber mais sobre essa e muitas outras dicas de viagem, acessa www.crispelomundo.com, e não deixa de conferir, também, as redes sociais @crispelomundo.