Eu sei, entrevista nunca é um momento confortável. Até os mais experientes podem sentir uma leve tensão no momento de diálogo com o entrevistador.
É preciso lidar com a expectativa, vontade de acertar e de ser escolhido, e nem sempre é fácil.
Para os mais tranquilos, pode parecer exagero, mas acredite, já vi candidato tremer, suar, gaguejar e até ficar rouco de tanta tensão. Esse comportamento acaba deixando o candidato refém da compreensão e paciência do recrutador.
Quero dar então dicas para ajudar você a se planejar para esse momento, pois quanto mais preparado você estiver, mais seguro se sentirá.
1. Pesquise sobre a empresa
Sim, é de extrema importância que você saiba a cultura e negócios da organização para que tenha ideia de quais as expectativas da empresa para com os profissionais que ela seleciona. Acesse o site, redes sociais, veja como ela se posiciona no mercado, qual o perfil do cliente. Você se sentirá mais seguro sobre o que responder quando te perguntarem “O que sabe da nossa empresa?” ou “O que espera da nossa empresa?”
2. Pesquise sobre o cargo
Não ache que um cargo é igual em todo lugar. Existe o que chamamos de Cargo, que é apenas um título contratual e existe a Função, que são as atividades exercidas.
Por exemplo: Um operador de máquina de uma indústria de confecções não exerce as mesmas atividades que um operador de máquina de uma indústria automobilística.
Então, se você foi chamado para Cargo X, pesquise (de acordo com o negócio da empresa) quais as atividades que você exerceria. Você pode descobrir isso através do próprio anúncio da vaga, ou também conversando com algum funcionário da empresa. O intuito dessa pesquisa é para que você não seja surpreendido com a explicação do recrutador no momento da entrevista.
3. Treine com alguém de sua confiança
Quanto mais você conversa sobre um assunto, mais se sente seguro para falar a respeito. Então, peça a alguém que você confia para te fazer perguntas básicas, assim você poderá pensar sobre as respostas e o que não souber terá tempo para pesquisar.
O objetivo de praticar é para que você construa respostas sem a pressão da entrevista. Seja verdadeiro em tudo o que falar.
4. Chegue cedo
Saia de casa com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado. Não só porque é importante ser pontual, mas também porque o atraso pode prejudicar sua concentração. Chegar alguns minutos antes te dá a oportunidade de relaxar enquanto observa o ambiente e movimento interno.
5. Concentre-se na pergunta
Geralmente o recrutador tem uma sequência de perguntas para fazer ao candidato, e o que ele mais quer são respostas claras e objetivas para cada questão.
Então, se o recrutador te perguntar sobre sua formação acadêmica, seja objetivo e fale apenas a respeito disso. Não discurse muito, nem dê muita volta para responder a pergunta, a não ser que tenha alguma observação relevante e/ou complementar a fazer.
São dicas simples e fáceis de praticar. Se tiver alguma dificuldade, peça ajuda a alguém. O importante é que você encare o recrutador munido de informações, sentindo-se seguro e concentrado apenas em mostrar todo o seu potencial.
Karol Barreto
Especialista em Gestão de Pessoas